
Ava é descrita como escritora, diretora, produtora e distribuídoras de filmes. Todas essas características são associadas a ela principalmente por ser ela a responsável pelo documentário “A 13ª Emenda” e pelo filme “Selma: Uma Luta pela Igualdade”. Selma reconstrói a luta intensa e difícil de Martin Luther King Jr. em busca de direitos para afrodescendentes nos Estados Unidos, como a participação nas eleições.
Além das indicações e vitórias em grandes premiações cinematográficas, Ava também é um nome influente no badalado Festival Sundance. Em 2012 ela levou para o casa o prêmio da categoria de “Melhor Direção”, com o filme “Middle of Nowhere”, e isso isso fez com que ela se tornasse a primeira mulher negra a conquistar essa vitória.
Ava DuVernay é hoje um dos nomes mais respeitados de Hollywood quando o assunto é debate racial. E, em busca de dar mais visibilidade a outros cineastas, ela fundou o coletivo Array. Ele foi criado inicialmente para incentivar e divulgar filmes produzidos por negros e depois abraçou outras minorias. Maravilhosa!
Confira abaixo sua participação no TIMESTalks 📲